Search
Close this search box.

LCPG

Grupo Latino de Patologia Comparada (LCPG): Divisão Latino-Americana da Fundação Davis-Thompson

Quem Somos Nós

O LCPG é uma organização educacional sem fins lucrativos cujo objetivo é: “Promover a educação e o progresso científico em patologia comparada, entre os profissionais latinos ou qualquer profissional que trabalhe em um país latino”.

A formação de estudantes de veterinária e patologistas na América Latina é um dos principais objetivos do grupo. Para isso, cursos, seminários e workshops são realizados regularmente em muitos países da região.

Estágios externos em diversos laboratórios veterinários com programas de residência em anatomia patológica veterinária são uma excelente oportunidade para aprimorar conhecimentos, entender como funciona o sistema de residência e criar oportunidades para candidaturas a vagas de residência em universidades americanas ou europeias.

Atividades regulares e oportunidades

Divisão Latino-Americana da Fundação Davis-Thompson

  1. Bolsas de estudo e premiações (somente para membros do LCPG)
    a. Premiação de viagem LCPG-ACVP: Este foi o primeiro prêmio em dinheiro criado pelo LCPG, com objetivo de ajudar seus membros a comparecerem ao Encontro Anual do Colégio Americano de Patologistas Veterinários (American College of Veterinary Pathologists [ACVP]) para apresentar o resultado de suas pesquisas (em pôster ou por apresentação oral)
    b. Prêmio de participação em Reunião do LCPG na América Latina: Este prêmio consiste em uma quantia em dinheiro e um diploma para alunos e profissionais que participam de uma reunião patrocinada pelo LCPG na América Latina.
    c. Premiação LCPG de Estágio Externo em Patologia: Este prêmio em dinheiro foi criado para apoiar estudantes e profissionais da América Latina na realização de rodízios de patologia veterinária, de pelo menos um mês, em qualquer lugar do mundo. O estágio fornece também um diploma.
    d. Prêmio LCPG de Melhor Artigo: A cada ano, o LCPG oferece um prêmio em dinheiro para a melhor publicação (artigo de pesquisa, revisão, comunicação curta ou carta ao editor) que seja totalmente desenvolvida na América Latina.
    O valor monetário dos prêmios é variável e depende dos fundos disponíveis para o ano. Os fundos para os prêmios vêm da assinatura anual dos membros do LCPG.
  2. Sessão científica em encontros científicos (ACVP)
    O LCPG organiza e coordena uma reunião científica durante o Encontro Anual do ACVP. Fazem apresentações nessa reunião, palestrantes convidados e palestrantes selecionados dentre os que enviaram resumos.
  3. Educação Continuada na América Latina
    A formação de estudantes de veterinária e patologistas na América Latina é um dos principais objetivos do grupo. Para isso, cursos, seminários e workshops são realizados regularmente em muitos países da região.
  4. Exercícios de diagnóstico
    Os Exercícios de Diagnóstico (DEs) do LCPG e da Fundação Davis-Thompson são produzidos desde 2010. Membros ou não, residentes em qualquer país, contribuem com casos para os DEs. Os DEs são distribuídos pelo LCPG, DTF (Davis/Thompson Foundation) e na listserv da AAVLD (American Association of Veterinary Laboratory Diagnosticians) e são publicados na página da Web da DTF e da AAVLD.
  5. Tutoria, estágios externos, suporte e compartilhamento de experiências com alunos e patologistas
    Estágios externos em diversos laboratórios veterinários com programas de residência em anatomia patológica veterinária são uma excelente oportunidade para aprimorar conhecimentos, entender como funciona o sistema de residência e criar oportunidades para candidaturas a vagas de residência em universidades americanas ou europeias.
    Mais ainda, para patologistas veterinários jovens, o contato permanente com patologistas veterinários experientes do LCPG é a melhor maneira de ter um excelente tutoramento que será de grande ajuda no aprendizado da patologia.
  6.  
The Latin Comparative Pathology Group logo

Filiação

A adesão é voluntária e aberta a todos os colegas. A herança latina e a comunicação em línguas neolatinas não são necessárias. O LCPG não endossa ou tolera qualquer forma de preconceito contra nacionalidade, raça, etnia, preferência religiosa (ou falta de uma), preferência política, gênero, preferência sexual ou identidade sexual. Todos os membros do LCPG são acolhidos da mesma forma e tratados com respeito.

Países Dos Associados

Os membros do grupo são originários ou residem em muitos países ao redor do mundo, e a associação não se restringe apenas aos latino-americanos. Qualquer pessoa alinhada com a missão e visão do LCPG será bem-vinda a se juntar ao grupo.

História

O Grupo Latino de Patologia Comparada (The Latin Comparative Pathology Group “LCPG”) surgiu por iniciativa do Dr. Ricardo Ochoa. A primeira reunião do LCPG ocorreu no Encontro Anual do ACVP de 2004, em Orlando, Flórida, com a presença de doze pessoas. O grupo foi apresentado pelo então presidente do ACVP, Dr. Paul Stromberg, que deu as boas-vindas ao LCPG ao discorrer dobre a importância da comunidade latina para o ACVP. A denominação do LCPG àquela altura era “Grupo Latino de Patologia”.
Desde então, o LCPG tem crescido exponencialmente, tornando-se a divisão Latino-Americana da Fundação Davis-Thompson.

Como trabalhomos

Saiba mais sobre as estruturas e processos da Divisão.

Posiciones del consejo

O conselho do LCPG é composto por um Presidente, um Vice-Presidente (Presidente eleito), um tesoureiro e quatro (4) conselheiros.
O conselho do LCPG está em comunicação permanente para decidir as atividades do grupo. Além disso, o Conselho tem reuniões com os comitês específicos dependendo das atividades a coordenar.

Eleições

O Presidente e o Presidente eleito são eleitos por todos os membros do grupo e têm um mandato máximo de dois anos. O tesoureiro cumpre um período máximo de quatro anos.

Os quatro conselheiros têm mandato de quatro anos.